sábado, 29 de maio de 2010

ESTADO PREPARA PARA A INFORMATIZAÇÃO NAS/DAS ESCOLAS




ESTADO PREPARA PARA A INFORMATIZAÇÃO NAS/DAS ESCOLAS

No fim do ano letivo de 2008 e início de 2009, iniciou-se dentro das escolas estaduais um "ti-ti-ti" sobre um novo programa informatizado, em rede on-line, que substuiria o já famoso e problemático SGE (Sistema de Gestão Escolar).

Para algumas secretarias de escolas grandes seria um sonho a ser realizado! Um programa onde todos os dados dos alunos estivesse ali, pronto para ser usado e acrescido por qualquer colégio pelo qual o aluno passasse. Metade dos problemas seriam resolvidos!

Doce engano!!! Começava ali um grande buraco negro... Antes da solução, problemas apareceram.

Primeiramente o Estado deveria equipar todos os seus quase 1.500 colégios com computadore (um para cada sala de aula - visto que na secretaria cabe a gestão escolar prover dentro do seu "rico" orçamento de custos). Para tal equipamento, deve-se climatizar as salas. Prepara-se todas as escolas para receber os tão esperados ar-condicionados (ou climatizadores), e vai obra governamental! (Tem escola que demorou um ano para terminar e tem também aquelas que ainda nem começaram!)

O estado também equipou os professores dando-lhes (emprestados, com data de devolução e tudo - a aposentadoria) notebooks, para que eles já começassem a se familiarizar com o "bicho de sete cabeças" (o computador!) Teve até curso dado pelo NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) para aprender a usar o "bichinho". Sendo que era (ou é) um notebook por matrícula; aquele que tem a matrícula a mais tempo no estado e no colégio, ganhou!

Foi enviado dois grupos em etapas diferentes para os colégios. Primeiro fotografaram alunos e funcionários, para os cartões inteligentes, depois nova fotografia com ficha de identificação - esta etapa foi para os alunos.

Obra feita, ar condicionado instalado - ou melhor, colocado, chegam os computadores de novíssima geração, que para serem postos em sala de aula, deve a direção do colégio por portas com chave, para sua propria segurança. Isto posto, está lá o computador pronto para se usado - será?

Feito isso, em 23 de setembro de 2009 - fim de ano letivo, período em que as secretarias escolares estão "bombando" - a Secretaria de Estado de Educação lança o sistema Conexão Educação.

CONEXÃO EDUCAÇÃO: REVOLUÇÃO E RENOVAÇÃO

"A partir de um sistema digital desenvolvido e testado para dar suporte ao cadastramento de alunos de toda a rede pública, o projeto integra o mais recente processo de modernização escolar inaugurado pela Secretaria. Segundo o Subsecretário Executivo da SEEDUC, Júlio Cesar da Hora, o conceito do projeto é, inclusive, bastante simples." Diz o site do conexão professor .

Ainda não concluido, o projeto divide opiniões , alguns professores e funcionários de escolas públicas acreditam que o conexão educação é inovador e facilita, e outros acreditam que somente vai "atrasar" e "prejudicar" suas aulas , pois apesar da tecnologia, exige algum tempo.

Em meio a tantas divergências, o que é e como funciona o Conexão Educação afinal ? O Sistema conta com um cartão eletrônico que servirá para acompanhar o desempenho dos alunos, a frequência e a alimentação, interligar pais, alunos, professores e diretores. Para obter o cartão o aluno não pagara nenhum valor inicial, porém se houver perdas um valor será cobrado.

Quando chegar a escola o aluno passará o cartão no validador que dará direito a passagem nos ônibus, na sala de aula pra controlar sua freqüência e no refeitório para controlar a merenda. Em cada sala haverá um computador com o sistema para que durante as aulas o professor possa atualizar o cadastro com anotações referentes ao comportamento do estudante e se comunicar com a direção da escola via MSN. Os dados serão recebidos pela SEEDUC e os pais poderão ser informados sobre o desempenho de seu filho por mensagens no celular.

Com certeza o conexão educação é algo inovador e que com certeza, passado o susto inicial com todo o sistema tecnológico, facilitara e muito a vida dos professores e alunos .

2 comentários:

  1. O projeto parece ser ousado, segundo li não há nada parecido aqui no Brasil e parecido com esse projeto há um projeto piloto na Espanha, mas com número menor de escolas beneficiadas, no estado do Rio são 92 municípios, 19.380 salas de aulas.

    Tão importante quanto a gestão escolar, a interação entre pais e escola, a troca de informações entre professores sobre os alunos é que a qualidade de ensino também melhore, que a tecnologia possa beneficiar também a prática docente e a aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
  2. De fato percebemos que alguns computadores chegaram até as escolas Estaduais de nossa região, porém, estes encontram-se embalados sobre a mesa do professor...

    ResponderExcluir